Taxonomia e filogenia de Gyrodactylidae (Monogenoidea) parasitas de Cyprinodontiformes Neotropicais. 


O conhecimento taxonômico sobre a fauna de Gyrodactylidae de Cyprinodontiformes na região Neotropical está restrita à América Central e Norte da América do Sul.  No Brasil o conhecimento destes parasitos em Cyprinodontiformes inexiste.  Assim, neste projeto a fauna de Gyrodactylidae de algumas espécies de Cyrpinodontiformes será descrita e hipóteses de relações filogenéticas com outras espécies destes parasitos já conhecidas na região Neotropical serão propostas.

Situação: Em andamento em quatro TCCs. Natureza: Projetos de pesquisa.


Diversidade e dinâmica populacional de Gyrodactylidae (Monogenoidea) parasitas de Siluriformes de riachos do complexo estuarino da Lagoa dos Patos. 


A ictiofauna neotropical de água doce pode representar 25% da ictiofauna de água doce e marinha do planeta, da qual o Brasil possui a maior diversidade. Entre os peixes Neotropicais mais diversos estão os Siluriformes, com 1.649 espécies conhecidas. As famílias Callichthyidae, Loricariidae, Pimelodidae, Pseudopimelodidae e Heptapteridae somam 1.145 destas espécies. Através de uma estimativa sobre os possíveis hospedeiros para girodactilídeos, sugere-se que sejam conhecidas cerca de 2% das possíveis 20.000 espécies, o que sugere que a fauna de girodactilídeos do Brasil pode ser a maior dos neotrópicos. Descrições recentes de Gyrodactylidae Netropicais estão restrita a espécies ovíparas, e espécies vivíparas pertencentes à Scleroductus e Gyrodactylus . Entre os Siluriformes Neotropicais, somente espécies de Callichthyidae, Auchenipteridae e Heptapteridae são parasitados exclusivamente por espécies de Gyrodactylidae vivíparos. Onze espécies de Gyrodactylidae parasitam Siluriformes Neotropicais: três espécies de Scleroductus e oito espécies de Gyrodactylus. Apesar de todo o conhecimento gerado sobre a fauna de Gyrodactylidae Neotropicais ser crescente, ainda é incipiente, e principalmente no Brasil. Deste modo, este projeto pretende inventariar as infrapopulações de Gyrodactylidae em Siluriformes dos riachos costeiros do complexo estuarino da Lagoa dos Patos.

Situação: Em andamento em dois TCCs. Natureza: Projetos de pesquisa.


Diversidade de metazoários ectoparasitos branquiais de Genidens genidens (Siluriformes, Ariidae ) associada a fatores ambientais do Estuário da Lagoa dos Patos, RS.

Nesse estudo, será avaliada a composição da comunidade de metazoários ectoparasitas branquiais de Genidens genidens, além de determinar a relação sazonal entre os valores dos índices parasitários com a salinidade e temperatura como parâmetros ambientais no Estuário da Lagoa dos Patos, RS. A necropsia constará da retirada das brânquias, separando os arcos branquiais em frascos distintos com água a 60°C. Os parasitos serão corados e montados em lâminas permanentes para posterior identificação. Os índices parasitológicos de Prevalência (P%), Intensidade Média de Infecção (IMI) e Abundância Média (AM) serão estimados e comparados por análise de Kruskal-Wallis e testadas por Wilcoxon, utilizando valores por classe de tamanho do hospedeiro e por localidade, através do pacote estatístico R. O padrão de
distribuição dos ectoparasitos será estimado entre os hospedeiros de diferentes localidades através do Coeficiente de Correlação de Spearman.

Situação: Em andamento em uma Dissertação de Mestrado - PPGBAC.  Natureza: Projetos de pesquisa.


Estrutura e composição da infracomunidade de Monogenoidea das brânquias de Genidens barbus (Lacépède, 1803) do estuário da Lagoa dos Patos – RS, Brasil

Genidens barbus Lecepède,1803 é uma espécie anádroma, estuarino-dependente, vive a maior parte da sua vida no mar, mas migram para a zona límnica ou pré-limnica da Lagoa dos Patos no período de sua reprodução. Dados recentes sugerem que aproximadamente 30% das espécies de Ariidae nominais válidas foram examinadas em busca de parasitas. O presente trabalho visa determinar a estrutura e composição da infracomunidade de Monogenoidea de brânquias de Genidens barbus do litoral sul do Rio Grande do Sul. 

Situação: Em andamento em um TCC. Natureza: Projetos de pesquisa 


Diversidade e histopatologias causadas por Metazoários parasitos de brânquias de Peixe-rei do sistema lagunar Patos-Mirim e Mangueira.

O projeto visa identificar as diferenças na composição e na dinâmica das comunidades de Metazoários parasitos de brânquias de peixe-rei do complexo lagunar Patos-Mirim e Mangueira e as possíveis histopatologias causadas por estes parasitos. Ainda serão objetivos do projeto descrever a composição das populações de Metazoários parasitos brânquiais de peixes-rei do sistema de lagoas Patos-Mirim e Mangueira; Determinar os índices parasitológicos de Prevalência, Intensidade Média de Infecção e Abundância Média, por classe de tamanho por espécie de hospedeiro, por localidade de ocorrência e por sazonalidade; e ainda diagnosticar e descrever as histopatologias causadas por diferentes Metazoários parasitos branquias de peixesrei do sistema de lagoas Patos-Mirim e Mangueira.

Situação: Em andamento.  Foi gerado um TCC e uma bolsa PIBIC CNPq. Está em andamento um Dissertação de mestrado no PPGBAC.

Natureza: Projetos de pesquisa

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq